sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PROGRAMAÇÃO CENA BRASIL 2009

 * Programação Palco Case *

Sexta-Feira (20/11)
1. Devanie (Olinda)
2. Maktub (Olinda)
3. Profiterolis (Recife)
4. Roda de mestre de Capoeira (Olinda)


Sábado (21/11)
1. Tribo Mazombo ( Recife)
2. Coco Coletânea (Olinda)
3. Vulvas em Transe (Recife)
4. Ojira (Olinda)

Domingo (22/11)
1. Feeahia (Águas Belas)
2. ChãoCéu (Recife)
3. Coco de Malê ( Olinda)
4. Circo Vivant (Olinda)


* Programação Palco Interno *

Sexta-Feira (20/11)
1. Daniel Bento (Olinda)
2. Jorge Riba (Olinda)
3. Bongar (Olinda)
4. Isaar (Recife)



Sábado (21/11)
1. N’Zambi (Recife) -( Tchida /Cabo Verde)
2. Ylê de Egbá (Recife)
3. Marcelo Santana (Recife)
4. Pax Nindi (Zimbábue)

Domingo (22/11)
1. Via Sat (Olinda)
2. Etnia (Olinda)
3. Carfax (Recife)
4. Alegoria da Caverna (Fortaleza ) 
5. Maciel Salú (Olinda)









Programação de Rua
1. Maracatu Axé da Lua (Olinda)
2. Encontro de Batuqueiros - Dia 20/11 ás 18:00 h

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Encerrada as inscrições para o Cena Brasil 2009




O Cena Musical encerrou as inscrições para as bandas independentes interessadas em se apresentarem no evento. Cerca de 200 artistas pernambucanos, nacionais e internacionais enviaram material para o festival. Começa agora o trabalho dos curadores para escolha bandas do palco kaiser e principal. O resultado está previsto para a próxima semana.

domingo, 18 de outubro de 2009

Cena Brasil (Olinda/Recife-PE)


Uma multiplicidade de atrações musicais em um cenário histórico. Uma experiência única para juventude desfrutar da diversidade artística pernambucana e construírem uma identidade cultural. Além disso, alia a contemporaneidade da produção musical local com o legado de patrimônio cultural da humanidade, congregando ainda a defesa da ecologia.

O projeto Cena Brasil, a ser realizado em três dias no segundo semestre de 2009, irá apresenta mais de 20 atrações musicais na Refinaria Multicultural Nascedouro, tombado do início do século XX. Além dos shows, haverá feira com artesanato solidário, comidas típicas, espaços para circulação. A iniciativa ainda conta com palestras e oficinas para despertar o empoderamento da juventude e do público participante composto de formadores de opinião como jornalistas, professores universitários, estudantes secundaristas e também residentes da comunidade. Como forma de expandir a repercussão do Cena Brasil, será lançado um CD coletânea com os grupos participantes. Esse CD será distribuído a jornalistas e produtores no Brasil e no exterior através de feiras. Um jogo de futebol com os músicos participantes complementa as atividades do projeto.

Saiba mais, pergunte: cenabrasilolinda@gmail.com

sábado, 17 de outubro de 2009

O que vai rolar nesta nova Edição do Cena


Futebol
No ano anterior à Copa do Mundo na África do Sul e em pleno planejamento para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e terá em Recife, cidade-irmã, como uma das sedes de jogos, o futebol está mais do que na pauta do dia. Assim, para promover o congraçamento entre os participantes do projeto (artistas e técnicos) e o público, também será realizada durante o Cena Brasil um campeonato de futebol. Os fãs poderão assistir a seus ídolos assumindo outro papel: o de jogadores. Talvez eles não apresentem os melhores dribles, mas com certeza continuarão esbanjando carisma e simpatia nos gramados.

CD coletânea
Com uma faixa para cada artista, um pequeno release e um contato direto de cada músico participante, o CD coletânea irá ampliar a repercussão do evento, sendo posteriormente distribuída para produtoras, órgãos governamentais e a mídia em geral.

Capacitação: palestra e oficina
Na semana de realização do Cena Brasil, será oferecido um ciclo de palestras e oficinas.

Palestras
Turismo - será uma palestra técnica, voltada para profissionais e estudantes da área sobre Patrimônio Material X Turismo Cultura.
Comunicação - o evento oferece uma palestra com o tema Comunicação Comunitária, focada em rádio difusão

Oficinas
Radio comunitária - o objetivo é capacitar jovens entre 16 a 29 anos para fortalecimento da comunicação comunitária e a sensibilização para a importância de uma comunicação comprometida com a comunidade.
Inclusão digital - como disseminar a arte por meio da internet. A intenção é despertar a importância da inclusão digital para a difusão musical, considerando ser um meio de comunicação democrático e de fácil acesso.

Rádio comunitária
Durante o evento será instalada uma rádio difusora com o caráter de anunciar os bastidores e as ações do evento durante os três dias de sua realização. Através do programa No PE do Ouvido o evento será transmitido para várias rádios comunitárias difusão AM/FM de Pernambuco. A finalidade dessa iniciativa é aproximar e divulgar a produção independente em conjunto com a mídia e o mercado fonográfico.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cena Musical: um projeto com bagagem



O Cena Brasil é uma continuidade do Cena Musical.BR, festival realizado entre 2004 e 2009. Em seis anos, mais de 70 atrações nacionais e internacionais se apresentaram durante o carnaval olindense.
 
O Cena, como é carinhosamente chamado, permitiu um rico intercâmbio musical dentro de um carnaval de rua, diferenciado, marcado pela rica diversidade cultural de Olinda. O antigo Festival cresceu, ampliou suas atividades e passou a exigir um espaço e um tempo próprio. Com ida cada vez mais freqüente de artistas pernambucanos em turnê pelo exterior, foi-se conquistando um público fiel, interessado em conhecer no local de origem a musicalidade local.

Ao mesmo tempo, a cidade de Olinda, patrimônio da humanidade pela UNESCO, necessitava de um projeto fora do calendário tradicional, que valorizasse seu patrimônio imaterial – seus ritmos tradicionais, a produção musical contemporânea de seus músicos – indo além do rico acervo urbanístico que a fez famosa. Com sol, praia e belezas naturais disponíveis para visitação o ano todo, a cidade tem condições de receber um fluxo mais linear de turistas e não só concentrados no período carnavalesco. Assim, o antigo Cena Musical.BR transformou-se no Cena Brasil. Agregando mais atividades, em um novo espaço: a Refinaria Multicultural Nascedouro.


Veja fotos de edições anterioes aqui

Nascedouro: o espaço para uma experiência única



A Refinaria Multicultural Nascedouro surgiu a partir do prédio do antigo Matadouro de Peixinhos, inaugurado em 1918, mas cujo projeto arquitetônico data do final do século XIX. Tanto a inspiração para o desenho quanto parte do material da construção – especialmente várias estruturas de ferro, a azulejaria, entre outros – foram trazidos da Europa, especialmente da França. Com fechamento do Matadouro nos anos de 1970, o conjunto foi sendo invadido e degradado.

Mesmo seu tombamento, na década seguinte, não impediu a decadência do local. Já nos anos de 1990, a partir de iniciativas autônomas da própria comunidade que denunciaram o abandono e passaram a fazer dele sede de atividades culturais – ensaios, shows, rodas de leitura e até a instalação de uma biblioteca – o poder público percebeu a vocação natural do espaço: tornar-se um local de produção e divulgação da cultura local.

Com localização privilegiada – entre as cidades de Recife e Olinda – e amplos espaços passíveis de readequação, o antigo Matadouro tornou-se então o Nascedouro de Peixinhos, nos dizeres do poeta Oriosvaldo Limeira de Almeida: “Esta terra banhada em sangue de animais, suor de homens/não será mais matadouro posto que/doravante será o Nascedouro da Cultura Popular [...]" Graças a investimentos estatais nacionais e internacionais, a Refinaria Multicultural Nascedouro encontra-se completamente adaptada para a realização de eventos turísticos, culturais e esportivos.

Desde 2007, com a realização bem-sucedida de vários projetos no local, está sendo cumprida a vocação para grandes eventos e rendendo frutos para quem apostou no seu sucesso. Sua estrutura é privilegiada: possui um auditório/teatro para 1.800 lugares, várias salas multiuso para oficinas e mini-palestras, biblioteca, laboratório de informática com computadores e acesso à internet, campo de futebol society, playground, quadra poliesportiva, além de área de 400 metros quadrados para a instalação de estruturas provisórias, como feiras. O Cena Brasil irá transformar o Nascedouro em um complexo de lazer e vivência da cultura pernambucana, em uma experiência única para seus participantes.